sábado, 9 de junho de 2012

OS CÃES MAIS VELHOS DO MUNDO




Bom sábado,

como tenho um cachorro com 17 anos e muitas pessoas não acreditam que ele enxerga bem,
ouve bem, cheira bem e come muito bem, além de subir uns vinte lances de escadas várias
vezes ao dia, resolvi pesquisar sobre os cãos mais velhos do mundo.
Este é o Popi pegando sol.
PUSUKE

Cão mais velho do mundo morre no Japão com
26 anos e 9 meses

Pusuke tinha o equivalente a 125 anos de um ser humano.
Cão não superou Bluey, um pastor australiano que viveu 29 anos.

O cão Pusuke em 24 de dezembro de 2010
em Sakura (Foto: Reuters)
Pusuke, o cachorro mais velho do mundo segundo o Livro Guinness de Recordes, morreu nesta segunda-feira (5) em Sakura, na província japonesa de Tochigi, aos 26 anos e 9 meses de idade, informou a agência local "Kyodo".
Nascido em 1º de abril de 1985, Pusuke, um cachorro macho da raça shiba inu, tinha o equivalente a 125 anos de um ser humano.
"Acho que esperou até eu chegar", disse Yumiko Shinohara, sua dona, sobre a morte.
Segundo a mulher, o cachorro estava bem, com bom apetite e realizou seu passeio diário no dia anterior. Mas depois se negou a comer de maneira repentina e apresentou dificuldade para respirar, acrescentou a "Kyodo".
Em 2008, Pusuke ficou à beira da morte após ser atropelado, mas conseguiu se recuperar depois de passar por uma cirurgia.
O Guinness registrou o cachorro japonês como o mais velho do mundo em dezembro de 2010, após verificar tanto seus documentos de vacinação como o registro municipal de animais.
O cão Pusuke em 24 de dezembro de 2010 em Sakura (Foto: Reuters)
Pusuke, no entanto, não conseguiu superar o recorde de cachorro mais velho de que se tem notícia. Essa recorde cabe a Bluey, um pastor australiano que viveu 29 anos entre 1910 e 1939.
BLUEY
O cão Bluey da raça Australian Cattle Dog viveu 29 anos, 5 meses e 7 dias (07 de junho de 1910 – 14 de novembro de 1939). Bluey foi declarado o cão vivo mais velho do mundo no final de 1930 e viveu até ganhar o título mundial. Ao contrário do que foi recentemente publicado, o cão Pusuke, que morreu com 26 anos e 9 meses, no Japão, não seria o cão mais longevo do mundo.
(Fonte: G1.globo.com de 06.12.2011)

Bluey viveu quase 30 anos
Bluey trabalhou entre ovinos e bovinos durante 20 anos. Ele foi o mais velho cachorro do mundo, um recorde que nunca foi batido. John Harley, da Rochester Historical and Pioneer Society, disse: “Sabemos que a filha do homem que era tutor de Bluey ainda está conosco e é uma freqüentadora regular da igreja anglicana”.
Ele disse que William Hall, de Rochester, foi o primeiro tutor de Bluey. Quando William Hall morreu, seu filho Les cuidou do cão. Todavia, a Wikipedia diz que a tutora de Bluey chamava-se Esma Hall, que viveu até os 103.
“A idade deste cão não é grande coisa”, JT Cro protestou no The Sun. “Meus avós tinham um cão que viveu 33 anos de idade em anos ‘humanos’ e com saúde muito boa. Estou certo de que ele poderia ter vivido mais 10 ou 15 anos, no entanto ele veio a falecer após a morte dos meus avós. Eles amavam muito os seus cães, e a maioria deles durou de 25 a 30 anos”.

Nos últimos anos, dezenas de cães veneráveis receberam orgulhosamente o título de cão mais velho do mundo. Aqui estão apenas alguns:
Bramble – de Bridgewater, em Somerset, comemorou seu aniversário de 27 anos em 2002, tornando-se a mais antiga cadela viva da Grã-Bretanha e uma concorrente para o cão mais velho do mundo. Sua tutora, Anne Heritage, 43, é vegan e trouxe ao seu animal de estimação a mesma dieta que ela segue. “Ela recebe uma grande tigela de arroz, lentilhas e vegetais orgânicos todas as noites”, diz a Sra. Heritage.
Jerry – O cão de 26 anos de idade vive com uma família aborígene na Austrália e tem o potencial para se tornar o cão mais velho do mundo, informou um jornal chamado Sunday. Jerry, um mestiço das raças Australian Cattle Dog e Bull Terrier, vai completar 27 anos no próximo mês, o equivalente a 189 anos para um ser humano – disse o veterinário da Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals, Honey Nelson.
Jip – comemorou seu vigésimo quinto aniversário recentemente – a sua idade em termos humanos é de 175 – e os tutores surpresos, Marilyn e John Regan, de West Lane, acham que ele pode vir a obter o título de cão vivo mais velho do mundo. A sra Regan, 64, diz: “Ele já sobreviveu a dois dos nossos outros cães e a um gato. Ele vai sobreviver a todos nós, se continuar a este ritmo.”. … Os Regan adotaram Jip em uma clínica veterinária após ter sido abandonado por seu tutor aos 6 anos. Em sua juventude ele fazia passeios de lazer ao redor de Clough, mas agora ele prefere ser transportado de carro, como os seus colegas reais do Palácio de Buckingham. Sra. Regan disse: “Ele adora andar de carro com John. Sempre que ele pega as chaves, que você pode vê-lo ficar de orelhas em pé”. – Bradford (Reino Unido). Telegraph and Argus. 23 de setembro de 2005.
Para saber qual a idade correspondente de um cão em relação aos humanos veja a tabela a seguir. Existem pequenas variações nas tabelas que definem a correlação de idades entre os cães e humanos, mas, basicamente, você pode considerar que:

Fonte: ANDA
(Fonte: site www.melhoramigodohomem.com.br)

Morre o cão mais velho do mundo

25 de janeiro de 2012 às 6:00

Por Natalia Cesana (da Redação)

Add caption
Foto: Yana Paskova for The New York Times
Tio Chichi, um poodle toy cuja longevidade incomum trouxe fama e uma aparição no programa “Good Morning, America”, morreu na terça-feira passada (17) depois de uma longa batalha contra o câncer. Ele tinha 26 anos. Ou 24. Talvez fossem 25 anos. Tal imprecisão levantou um debate sobre se Chichi, ou Cheech, como era conhecido, era mesmo o cão mais idoso do mundo. As informações são do jornal The New York Times.
A opinião de todos os veterinários, do tutor e do abrigo que o acolheu há duas décadas era que Tio Chichi era extremamente velho. Mas quando os tutores resolveram procurar um lugar para ele no Livro dos Recordes, em 2010, a prova exigida eram os registros veterinários e fotos de quando ele era filhote. Tudo isso foi perdido com o tempo.
Chichi começou a mostrar os sinais do avançar da idade há mais de uma década e vinha sofrendo de catarata, glaucoma e úlcera na córnea. Depois vários tratamentos no Centro Veterinário de Manhattan, ele sempre melhorava. Mesmo sem ouvir e enxergar, ele esteve presente no casamento de seus tutores, em outubro de 2010.
Quando o câncer entrou em um estágio avançado, os tutores de Chichi, Frank Pavich e Janet Puhalovic, disseram que não havia outra alternativa senão sacrificá-lo. Eles comunicaram os amigos por e-mail.
“Estamos nos sentindo completamente vazios. Todo o apartamento está vazio”, disse Frank, de 38 anos, em uma entrevista. “Aquele cachorrinho enchia não só nossa casa, mas nossas vidas.”
Tio Chichi foi adotado na Sociedade John Ancrum de Prevenção à Crueldade Animal 24 anos atrás. Funcionários do abrigo acham que ele tinha entre 1 e 2 anos na época.
Com a doença, Frank viajou com Chichi para a Itália, Eslovênia, Alemanha, França e Suíça, onde puderam tirar várias fotos.
“É estranho porque quanto mais tempo passamos com ele, mais o amamos e não achávamos que esse dia chegaria. Foi muito tempo de bônus”, disse Frank.
Em dezembro, o cachorro mais velho oficialmente registrado no Livro dos Recordes, Pusuke, uma vira-lata japonês de 26 anos de idade, morreu e representantes da publicação não foram atrás de um sucessor.
Frank Pavich não ficou preocupado. “Ele não era um cão normal, ele transcendeu tudo isso”, disse.
(Fonte: www.anda.jor.br)






18 comentários:

  1. Bom diaaaaaa...
    Que legal saber essas informações ne...
    O quanto gostamos do nosso bichinho de estimação, e por mais que ele viva, para gente que gosta é pouco tempo...
    O melhor é aproveitar cada minuto com ele...
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Waw, Meire o teu cão é mais velho que eu. hehehhe!
    Gostei de saber destas coisas todas sobre os cães. Bjos e bom fim de semana.

    http://www.soentrenosmulheres.co.cc/

    ResponderExcluir
  3. Olá Meire! Não sabia quase nada de cães, adorei esse post! O Popi é um "tio" lindão!
    Muito obrigada por todas as suas visitas e carinho lá no meu cantinho, fico mega feliz! Um sábado bem GOSTOSO para você! Mil beijos, saúde e sucesso sempre.
    laylafonseca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. ah..nem me fala...tenho uma lindinha aqui em casa q vai fazer 9 anos e já fico com o coração apertado..so de lembrar...me apeguei muiiito!
    Ah!Então ela vai fazer 52 anos!Puxa!ela é mais velha q minha mãe..hehe..

    poquimdemim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Meire muito boa sua informação !! mesmo morando aqui no Japão não sabia da história desse cãozinho muito legal seu post de hj , obrigada amiga .

    tenha um bom fim de semana.

    bjinhos Sue

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o post, assim saberemos tratar mais adequadamente nossos cachorros amigos (aqui a ordem dos fatores altera o produto, rs).Ontem cometi uma injustiça com a tia Bibildes, seu "olhar pidão"
    corrijo para um "terno olhar de tia-avó".
    Tchau,bjos.
    Angela

    ResponderExcluir
  8. Que post mais interessante, Meire. Não sabia que são cão já tinha 17 anos. Que legal! Os meus ainda são novinhos. O cão Pusuke era muito fofo!! Beijão <3

    ResponderExcluir
  9. Eu amo cachorros! Perdemos ano passado uma cadelinha com 13 anos, pensei que estivesse bem velha...senti muito!

    Bjss e um maravilhoso final de semana...

    http://toutlamour.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi meire,
    Eu sempre soube que o cão mais velho do mundo era vegano. Agora estou vendo que não é, ele é apenas um dos mais velhos do mundo, mas então este cão vegano existiu e viveu bem mais do que o normal.
    Eu tive uma cachorra boxer que viveu 16 anos. Um boxer vive normalmente 8 anos. Chorei muito qdo a perdi.
    Beijos 1000 e um final de semana maravilhoso para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Betty, tenho um boxer de 12 anos, jamais imaginei que ele fosse viver tanto. Seu relato é incrível.

      Excluir
  11. Meire, que maravilha ter um cão por tanto tempo. Aproveite muito e muito.
    Tenho poodle(Lana Cristina) e 3 gatas de rua(Sara Jéssica, Cecília e Eduarda). Não sei o tempo que vou ter de alegria com elas.

    ResponderExcluir
  12. Oiii Meire, que fofo o seu Popi e que bom que ele tem boa saúde, a minha Thaty ainda tem 10 e espero que espero que viva muito pois eu sou doida por ela, é uma vira-lata super especial.
    Que bacana esses cachorros que conseguem viver mais de 20 né?
    BjoBjo querida;)
    Celina Alves
    Luxos e Luxos

    ResponderExcluir
  13. Bom domingo pra vc amiga!

    bjinhos Sue.

    ResponderExcluir
  14. Sempre tive dúvidas com se relacionava a idades dos cães com as nossas... Tanta coisa que eu não sabia. E Popi? Que fofura!!! Amei demais.

    Bjos, Meire!

    ResponderExcluir
  15. Nossa, minha Pietra tem 3 anos e não posso nem pensar no dia que chegar a hora dela. Espero que ela viva muito!

    Está rolando sorteio de um kit de maquiagem LUXO no blog, não deixe de participar.
    Beeeijo!

    www.blogmundoparalelo.com

    ResponderExcluir
  16. Eu tenho um gato de 13 anos que hoje come ração especial pq Wiskas (a preferida dele) tem muito sal e hoje ele tem problema no rim. Fora isso ele está super bem, é castrado e vira e mexe minha mãe tem que socorrer ele de alguma gata louca que quer que ele dê no couro de qquer jeito, ahahaha.
    Uma ótima semana para você
    Bjus
    Rafaelando

    ResponderExcluir
  17. Oi Meire!

    Muito fofo seu Popi!
    Tenha uma linda noite de quarta feira!
    Beijos!

    ResponderExcluir