segunda-feira, 30 de junho de 2014

VATEL - UM BANQUETE PARA O REI


Bom dia,

hoje vou falar de um filme que assisti há alguns anos atrás e me veio na memória quando estava assistindo Games of Thrones da HBO. O filme me marcou por sua beleza e por ter sido baseado numa história real. Gérard Depardieu e Uma Thurman são os protagonistas, então não preciso dizer mais nada.
Lançado em 1999 e dirigido por Roland Joffé, o drama histórico é passado no ano de 1671, o Príncipe de Condé (Julian Glover), enterrado em dívidas, planeja uma solução para fazer com que não só ele mas toda a província fique livre delas: ele decide convidar o rei  Luis XIV para passar um final de semana recheado de iguarias e entretenimento. Se o Príncipe conseguir cair nas graças do rei, toda a região será salva do desastre econônico. Porém, apenas um homem poderá preparar um banquete suntuoso e ainda cuidar da diversão real: François Vatel (Gérard Depardieu), o mordomo do Príncipe. Mas em meio a todo o trabalho resultante da preparação para a visita real, Vatel se apaixona pela bela Anne de Montausier (Uma Thurman), o que atrapalha os planos do Príncipe de Condé.
Depardieu em uma de suas belas atuações.


Na vida real François Vatel, foi um célebre cozinheiro e maître d'hôtel francês, criativo e sabendo usar de improviso, a ele foi atribuída a invenção do creme de chantilly.
Nascido em 1631 em Paris, no seio de uma família humilde, com 15 anos começou a aprendizagem de confeiteiro com o padrinho do seu irmão. Chegou à corte aos 22 anos, admitido como auxiliar do cozinheiro. Talentoso, ativo, organizado e extremamente ambicioso, Vatel em pouco tempo tomou o lugar de maître d'hôtel do Château de Vaux-le-Viconte- um ofício cujas obrigações englobavam o controle das cozinhas, das compras dos alimentos, de todos os utensílios, como louças, talheres, peças de ouro e prata, luminárias, fornecedores etc.
Ele tinha um único objetivo: provar a Luis XIV, o Rei-Sol, que era melhor que o mestre da cozinha real.
François Vatel  trabalhou então como extraordinário "Mestre dos Prazeres e das Festividades" para Louis II de Bourbon, o Grande Condé, no Château de Chantilly e lá,  batizou o seu creme com o nome do lugar.

Château de Chantilly.
As obras primas construidas por Vatel (Depardieu)  no filme.

Se ainda não viram, é uma boa indicação.

Tenho sumido da net porque fui executada pela prefeitura de minha cidade por não pagar IPTU, só que ela não sabia é que guardo todos os comprovantes de pagamentos e pude provar o erro tosco, minha mãe passou mal porque nunca tivemos um oficial de justiça na nossa porta.  A prefeitura coloca a culpa nos correios e em todos, menos nela, e acreditem, querem que eu pague as custas jurídicas, só que esse absurdo vou resolver esta semana.
Guardem sempre seus comprovantes de pagamentos bem organizados por pastas, não é a primeira vez que tive que ir ao fórum para provar que não estava devendo.  Da outra vez foi uma operadora de celular, tive que ir nas pequenas causas exigir que me dessem um papel dizendo que não os estava devendo.
Imagens da net.


7 comentários:

  1. Adorei o cabeçalho,Meire!Vou procurar esse filme!Parece ótimo!

    bjs!Uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  2. Que coisa heim , eu guardo tudo , uma pena e um encomodo ter que
    correr atráz de coisas que já fizemos.
    beijinhos e espero que consiga resolver.
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Meire, adorei a dica, vou procurar para ver.
    Saudades de vc lá no blog. Vc já viu o novo lançamento?
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Meire,
    Gostei da fto inicial dos gatinhos e e adorei o resumo do filme, eu também assisti GOT recentemente e amos filmes assim.
    Obrigada pela dica!!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Oiiii Meire, parabéns pelo novo cabeçalho, está muito fofo.Valeu pela indicação do filme, parece ser muito bom mesmo. Querida que absurdo esse negócio do IPTU, ainda bem que minha irmã, que cuida disso, guarda tudo certinho.
    BjoBjo amore;)
    Celina Alves
    Luxos e Luxos

    ResponderExcluir
  6. Oi Meire,
    Eu adoro este filme. Preciso rever, pois faz tempo que vi.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá minha querida!!
    Adorei conhecer esse filme!! Vou suuper querer assistir!!
    Mil beijos e sucesso sempre

    ResponderExcluir