segunda-feira, 18 de novembro de 2013

A MAGIA DE ESCHER

Bom dia,

sexta-feira fui em BH visitar a exposição A Magia de Escher, fiquei encantada com a capacidade do artista em gerar imagens com efeitos de ilusões de ótica, brincando com o espaço e a superfície.
A fila estava enorme e aproveitei para conhecer muitas pessoas.  O Palácio das Artes estava todo enfeitado com as imagens das obras do artista. O prédio de vidro à esquerda foi o primeiro lugar onde trabalhei 
quando mocinha, e fiquei na mesma empresa a minha vida toda.

Logo deparei com uma estrutura linda de vidro e espelhos.

Escher substituía  figuras abstratas geométricas em figuras com elementos da natureza. 
O inesperado era visto em todos os seus trabalhos.
Aí estou eu tirando fotos das obras.
Infinito.
Esse quadro e vários outros são em 3D, por isso a imagem ficou embasada,.
Pareciam imagens holográficas.
Tinha dois filmes para assistir, esse é em 3D onde viajamos dentro das obras de Escher.
De óculos 3D achando a vida boa.
O modo e o lugar onde se está define o que você vai ver.
As pessoas se divertiam.
Lindo esse desenho.
Uma imagem complementa a outra.
Escher teve vários períodos: o período das paisagens, o período das metamorfoses, o período das gravuras subordinadas à perspectiva e o período da aproximação ao infinito.
 Este espetacular artista gráfico  nasceu na Holanda em 1898 e morreu em 1972.
Técnica de ladrilhamento.

Imagens minhas e do site oficial de Escher.

12 comentários:

  1. Oi Meire,
    Como disse no outro comentário, sou fã dele.
    Adoro as gravuras, as figuras ambíguas, a brincadeira com o olhar!
    Uma ótima exposição, obrigada por contar!
    bjs
    Ótima semana!

    ResponderExcluir
  2. Meire, amei ! eu não conhecia este artista, que multiplicidade de inspirações. Magnifico passeio este que vc fez.
    Bjos.
    Angela.

    ResponderExcluir
  3. Oi Meire! Muito legal as obras dele, bem interessante a primeira :)
    Beijos e uma linda semana!

    ResponderExcluir
  4. Oi Meire,
    Uma imersão de cultura e beleza!
    Tenha uma linda semana!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Meire:
    Eu também visitei essa exposição, no dia dos Pais aqui em Curitiba no Museu Oscar Niemeyer.
    Aquele cenário onde uma pessoa fica maior do que a outra, é fantástico, né.
    Aproveitei muito a exposição e também tirei algumas fotos.
    Boa semana.
    Bjs.:
    Sil

    ResponderExcluir
  6. Oi Meire,
    Essa exposição é belíssima, BH que saudades!
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Gosto muito de exposições, adoro tudo a que se refere á arte,
    pena que meu marido não é muito chegado , a ver.
    belas imagens.
    bjs
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá Meire

    Esta exposição passou por minha cidade, mas eu estava fora do país. A Nina foi e tirou fotos lindas.
    Amanhã tem surpresinha no blog. Espero vc...

    AMIGA DA MODA by Kinha

    ResponderExcluir
  9. Oiiii Meire, que lindo, amei tudo!
    BjoBjo querida;)
    Celina Alves
    Luxos e Luxos

    ResponderExcluir
  10. Oi Meire,
    Não conhecia estes trabalhos e achei sensacional.
    Pelo jeito vc é como o meu mrido. Ele é mega conversador e sociável e uma fila, para ele é um lugar de conhecer pessoas. Eu sou mais brucutu.
    Beijos 1000 e uma ótima terça-feira para vc.

    Gosto disto!

    ResponderExcluir
  11. Nossa!
    Viajei na sua postagem, que show!!!
    Ele morreu no ano que eu nasci. Fiquei fascinada pelo trabalho, depois vou pesquisar mais.
    O desenho das mãos está incrível. Na verdade, é difícil escolher um trabalho... o local que as pessoas estavam se divertindo, fiquei com vontade de estar também, é muito legal essas ilusões de ótica.

    Obrigada pelo carinho em meu cantinho.
    Abraços e lindo dia.

    ResponderExcluir
  12. Meire, que passeio legal, uma experiência na verdade :)
    Eu gosto de passeios assim, mas por aqui não temos essas opções não!
    bjs

    ResponderExcluir