sábado, 12 de novembro de 2011

COISAS DE VÓ

Bom dia,

Ah as vovós, elas são nossas melhores referência nessa vida e nos liga ao passado .
Minha vó paterna era filha de espanhóis e tinha uns hábitos diferentes e disse que a mãe dela tomava vinho pela manhã em vez de café.
Fazia um bolo no álcool (usava muito pouco o forno) que dava um gosto especial a ele e o quintal dela era lavado com sabão em pó e era muito cheiroso.
Ela estava sempre arrumadinha e usava muito talco depois do banho e um coque no alto da cabeça e o seus cabelos eram crizalhos, compridos e lisinhos.
Estava sempre a sorrir e ficou muito feliz quando disse que estava fazendo dança espanhola.
Ela não era alta como eu, mas andava sempre empinadinha com sua linda sombrinha de lado.
A sua licoreira estava sempre com licores deliciosos que ela mesmo fazia.
E seus lencinhos eram delicados e cheirosos.
Havia muitas coisas interessantes em sua penteadeira.
E na casa havia sempre um objeto antigo como esse.
E contava histórias do navio quando seus pais vieram para o Brasil.
Já minha vovó Angelina de Mariana era muito passeadeira e muito bonita,
era neta de portugueses e italianos. Enfermeira e namoradeira teve filhos
de vários pais. Mas foi meu avó que a conquistou.

Mil beijinhos para minha vovó Euvira e vovó Angelina aonde elas estiverem.

E mais mil para todos vocês.

4 comentários:

  1. Meire,
    seu post me fez lembrar uma conversa que tive ontem com minha amiga. Comentei que sempre que vejo retalho lembro da minha avó. Ela adora criar e ultimamente em cada aniversário um neto tem ganhado uma coberta de retalhos feito por ela. Tão bom isso...

    Aproveito para te convidar a conhecer o meu blog e para participar do sorteio que está acontecendo lá.

    Um excelente final de semana!

    Abraços,
    Carol
    www.umblogsimples.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Meire,
    Eu só conheci minha avó brasileira, pois minha avó italiana já tinha falecido qdo eu nasci, mas minha avó fugia de todos os padrões de uma avó comum, pois ela tocava piano muito bem, além de outros instrumentos, como violino, bandolim, falava 5 línguas,e criou minha mãe e minha tia dando aulas particulares. Ela tinha curso universitário (uma raridade no tempo dela), era bacharel em letras. Enfim, vovó era um luxo!
    Ela tinha um gênio muito forte, mas me adorava. Me lembro dela sorrindo para mim.
    Beijos 1000 e um final de semana maravilhoso para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  3. Vou contar aqui a origem de meu nome : Madre Angela do Coração de Jesus , uma religiosa irmã de minha avó materna.
    O meu orgulho em citar seu nome se deve ao fato dela ter sido uma das co-fundadoras da ordem religiosa de onde está prestes a
    sair a primeira santa dos altares da igreja católica em Minas Gerais, a freira Irmã Benigna.
    Esta minha tia avó se dedicou, junto a outros religiosos, na fundação desta congregação, tendo inclusive elaborado uma obra literária contando o nascimento
    deste ideal, aos pés da Serra da Piedade, de onde se difundiu e frutificou dando origem a colégios e instituições de caridade.
    Minha mãe ( que tinha os pais pobres ) foi praticamente criada por ela dentro do colégio e deu-me o nome de Angela em sua homenagem.
    Gente, mas que responsabilidade a minha honrar o nome de uma pessoa do bem !

    ResponderExcluir
  4. .


    Minha avó materna tinha
    40 netos e dizia que eu
    era o neto que mais
    prezava. Eu acreditava,
    mas gostava mais dos
    seus doces e bolos aos
    carinhos que fazia.
    Seu bolo de fubá tinha
    o poder de pôr água na
    minha boca, como o seu
    Meire. Parabéns e um
    beijo,

    silvioafonso





    .

    ResponderExcluir